INTRODUÇÃO
Bem-vindo a Florença, a capital da Toscana. Uma cidade cujo centro histórico é um museu ao ar livre, que pode percorrer com o nosso audioguia (áudio guia).
Na sua origem, Florença era um acampamento fortificado etrusco. No ano de 395 a.C. os etruscos caíram diante de Roma e os romanos fundaram o município de Florentia. No ano 774 foi conquistada pelo império de Carlos Magno.
Após a sua libertação, já na Idade Média, participou intensamente na luta de poder entre as várias cidades da Toscana, Siena, Pisa...); e depois, nas guerras a favor e contra o Papa e a nobreza. Chegou a ser uma das cidades mais poderosas e mais ricas da Europa, cunhando a sua própria moeda durante três séculos, o florim de ouro.
Os florentinos foram pioneiros na criação do "empréstimo em grande escala": emprestavam aos soberanos da Europa, em troca dos impostos.
Em 1406, Florença conquistou Pisa e tornou-se uma potência marítima. A prosperidade da cidade fez com que os grandes comerciantes transformassem as suas casas em verdadeiros palácios.
Os Medici, a família mais rica de Florença, tomou o poder em 1434, desterrando e arruinando os seus adversários.
Governaram a cidade com interrupções durante 350 anos. Neste período, Florença destacou-se pela sua riqueza e por ser o centro da cultura e da arte, sob o mecenato dos Medici.
Em 1737, a linha dos Medici extinguiu-se, e a cidade passou para a coroa austríaca, até que em 1815 a Toscana tornou-se uma província da Itália, após o Congresso de Viena.
Durante 6 anos foi a capital da Itália, até 1871.
Na Segunda Guerra Mundial, a cidade foi ocupada pelos alemães e as suas pontes foram destruídas, exceto a Ponte Velha (Ponte Vecchio), que ficou a salvo.
Em 1966, o rio Arno transbordou, inundando grande parte da cidade. A água e o barro causaram 34 mortes e danos incalculáveis para o património. Muitos voluntários de todo o mundo compareceram à chamada de ajuda dos florentinos e, em agradecimento, a cidade recorda-os como os Anjos do barro.
PRAÇA DO DUOMO
Primera paragem do audioguia (áudio guia), a praça mais importante de Florença é a praça do Duomo, considerada o centro religioso da cidade. Acolhe-se a Catedral, o Batistério de San Giovanni e a Torre campanário de Giotto.
Para obter espaço para a enorme catedral e para o campanário, demoliram-se várias casas. Durante algum tempo, a família Bischeri recusou-se a vender a sua, mas um incêndio destruiu a sua casa. Resultou deste evento o insulto típico da cidade, dirigido aos néscios ("O Bischero!").
Perto da Praça do Duomo encontrava-se a Loggia del Bigallo, uma pequena casa que pertencia à Companhia de Santa Maria da Misericórdia, onde se recolhiam e assistiam as crianças abandonadas ou desamparadas.
CATEDRAL DE SANTA MARIA DEL FIORE
O audioguia (áudio guia) segue o seu trajeto pela Catedral de Santa María del Fiore. A sua construção começou em 1296, e após 72 anos de trabalho, tornou-se o maior edifício da Europa. A peste negra, que arrasou a cidade, ocorreu durante a sua construção.
O seu nome deve-se à flor do lírio, símbolo de Florença e da sua bandeira.
A coroá-la encontramos a Cúpula, realizada quase um século depois por Filippo Brunelleschi. O seu desenho inspira-se no Panteão de Agripa de Roma.
Devido ao peso excessivo da cúpula, após anos de estudos, Brunelleschi inventou um novo e ótimo método de alvenaria, baseado numa composição de tijolos que se cruzavam. O resultado foi uma dupla abóbada autoportante de 114 metros de altura e 463 degraus. O último troço da subida à cúpula é quase vertical, entre as abóbadas interior e exterior. Destaca-se a sua decoração com a cena do Juízo Final.
10 anos após a conclusão da cúpula, Brunelleschi morreu. O seu funeral realizou-se debaixo da sua obra e a sua sepultura encontra-se na cripta da catedral.
Em 1965, após a realização de uma série de escavações, foram encontrados os restos da catedral original de Florença, quando a cidade era uma colónia romana. A Santa Reparata está nos seus alicerces.
BATTISTERO DI SAN GIOVANNI
O audioguia (áudio guia) leva-nos agora ao Battistero de San Giovanni. É considerado o edifício mais antigo de Florença, já que se começou a construir no século V. A sua forma octogonal simboliza a Ressurreição de Jesus Cristo e está decorado com mármore branco e verde, em conjunto com o resto dos edifícios da praça.
No seu interior destacam-se o túmulo do antipapa João XXIII e a cúpula decorada com um mosaico bizantino.
Das 3 portas de bronze, destaca-se a Porta do Paraíso, nome atribuído por Miguel Ângelo. Está localizada em frente ao Battistero que dá para a Catedral de Florença. É composto de 10 painéis com cenas do Antigo Testamento, como por exemplo, a história de Adão e Eva ou o dilúvio universal de Noé.
No século XVIII foi-lhe aplicado um verniz que disfarçou a cor original dos painéis, mas, ao longo dos anos, os restauros realizados têm resgatado a sua forma e cor original.
Os diferentes acontecimentos ocorridos na cidade colocaram à prova a resistência da Porta do Paraíso, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial foi retirada para se proteger dos bombardeamentos. Posteriormente, devido a uma inundação causada pelo transbordamento do rio Arno, 6 dos seus 10 painéis soltaram-se.
Atualmente, os painéis originais são conservados no Museu da Catedral. No seu lugar há uma réplica exata de cada um deles.
CAMPANÁRIO DE GIOTTO
O artista Giotto iniciou a sua construção em 1334, mas devido à sua morte prematura, outros artistas encarregaram-se de o terminar.
Está separado da própria catedral, para que as vibrações das badaladas não afetem a estrutura principal.
Tem uma altura de 84 metros e dispõe de 3 níveis diferentes. Está decorado com mármore branco e verde, e os seus relevos apresentam momentos bíblicos, além de atividades cotidianas do povo.
As estátuas que se conservam no campanário são cópias, as originais podem ver-se no Museu dell'Opera del Duomo.
O audioguia (áudio guia) prossegue no próximo ponto.
GALERIA DOS UFFIZI
A Galeria dos Uffizi, próxima paragem do audioguia (áudio guia), é uma das coleções de pintura mais reconhecidas no mundo, com obras de artistas do Renascimento italiano tão importantes como Botticelli, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael ou Tiziano.
No início, o edifício ia albergar os escritórios das magistraturas florentina, daí o seu nome. Uffizi significa escritórios, mas em 1581 a família Medici decidiu usar parte deste edifício para guardar a sua coleção de obras de arte.
Em 1993, devido a um carro-bomba, parte da galeria teve que ser reconstruída, afetando sobretudo a Sala de Níobe no segundo andar.
PIAZZA DE LA SIGNORA
A praça é formada pelo Palazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzi, a Fonte de Neptuno, a estátua equestre de Cosimo I e o Palazzo Uguccioni.
É uma praça com muita história, já que no Império Romano aqui se encontravam as termas, que desapareceram na Idade Média. Após isso, o lugar foi ocupado por artesãos, e desde então tem estado sempre muito ligado ao poder civil.
Eram aqui realizadas execuções, sendo a mais recordada a de Girolamo Savonarola, em cuja honra se celebra a 23 de maio a festa da Fiorita, na qual se coloca um tapete de flores no local do enforcamento, onde há uma placa de mármore comemorativa. Sabe-se que no dia seguinte ao da morte do dominicano, o lugar apareceu coberto de flores, simbolizando o apreço que o povo tinha por este religioso.
Depois da batalha de Benevento, em 1268, a praça adotou a forma de um L, a mesma que tem atualmente, e que pode percorrer com o audioguia (áudio guia).
PALÁCIO VECCHIO
Construído em 1314, inicialmente estavam aqui instalados os organismos do governo florentino da república. Era conhecido como Palazzo della Signora.
No século XVI, Cosimo I de Medici ordenou a sua remodelação, adquirindo o aspeto atual. A corte usou-o como residência, até que decidiu mudar-se para o Palácio Pitti, recebendo por isso o nome de Palácio Velho. Conhece-se a existência de umas passagens construídas pelos Medici, para escapar e esconder objetos valiosos.
Na sua entrada encontra-se a cópia do David de Miguel Ângelo e o Hércules e Caco.
Lá dentro podemos encontrar a Sala Cinquecento, a maior de Florença, onde se realizam atualmente audiências e eventos. Antigamente era utilizado como local de reunião do Grande Conselho, composto por 500 membros. Miguel Ângelo e Leonardo Da Vinci estiveram para fazer alguns frescos na sala, mas finalmente foi Vasari que se encarregou de elaborar a vida de Cosme I.
A Logia dei Lanzi é o ponto que se segue do audioguia (áudio guia).
LOGGIA DEI LANZI
Este pórtico, construído em 1381, era inicialmente uma varanda aberta, onde se realizavam assembleias e cerimónias. Recebeu esse nome dos mercenários que acamparam aqui, a caminho de Roma, no ano de 1527.
No século XVI, a família Medici colocou algumas esculturas da sua coleção no pórtico e este deixou de ter a sua utilização habitual. As duas mais importantes, que podemos ver com o audioguia (áudio guia, são o Rapto das Sabinas, de Giambologna, e o Perseu, de Benvenuto Cellini.
PONTE VECCHIO
Próxima paragem do nosso audioguia (áudio guia), a Ponte Vecchio começou a ser construída no ano de 1345, sendo a ponte de pedra mais antiga da Europa. Inicialmente, os romanos construiram-na em madeira, mas as inundações acabaram por destruí-la.
As casas ao longo da ponte eram talhos e peixarias, mas quando a corte se mudou para o Palácio Pitti, Fernando I ordenou o seu encerramento, devido ao mau cheiro que emitiam. Foram substituídos por um mercado de joias e bijuteria.
Nesta ponte nasce a palavra "bancarrota": quando um mercador não conseguia pagar as suas dívidas, destruía-se a banca onde expunha o seu produto: banco-rotto.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi a única ponte que os alemães não destruíram.
Nesta ponte existe a tradição de que os casais, para consagrar o seu amor eternamente, enganchem um cadeado ao longo da Ponte Vecchio e atirem a chave ao rio Arno. Isso é proibido e pode ser multado por fazer isso, pois a estrutura estava a começar a ficar danificada, devido à grande quantidade de cadeados que tinha. Apesar disso, continua a fazer-se isso hoje em dia.
PALÁCIO PITTI
Construído em 1458, foi a residência do banqueiro florentino Luca Pitti. Filippo Brunelleschi projetou este palácio para a família Medici, mas por ser tão sumptuoso, a família Pitti ficou com ele. A partir de 1565 será o novo lar dos Medici, graças a Leonor de Toledo, esposa de Cosme I de Medici, que ordena a sua ampliação. Posteriormente, Cosme I encomendou a construção do Corredor Vasariano, para unir o seu antigo palácio com este e com os escritórios administrativos.
No século XIX foi uma base militar de Napoleão I e habitação dos Reis de Itália.
O palácio foi doado ao povo italiano, tornando-se uma galeria de arte com obras do século XIX e XX.
Conm o audioguia (áudio guia), podemos passear agora pelos Jardins de Boboli.
JARDINS DE BOBOLI
Quando os Medici mudaram a sua residência para o Palácio de Pitti decidiram ampliar a área de jardins para a dimensão atual.
Tem vários acessos: o pátio do Palácio Pitti, a Fortaleza do Belvedere, a porta da Via Romana e a Praça da Porta Romana.
Possui estátuas de diversos estilos e períodos, além de fontes, como a Fonte de Júpiter, a Fonte de Neptuno e a Fonte de Baco, e grutas, entre as quais se destacam a Grotta Grande e a Grotta di Buontalenti, ambas decoradas com frescos e esculturas.
Com o audioguia (áudio guia), pode atravesar o jardim pela avenida de Viottolone, que conduz ao Isolotto, uma pequena ilha onde está a réplica da Fonte do Oceano.
Originalmente, o anfiteatro do jardim era uma pedreira de onde se extraíam as pedras para a construção do Palácio. Aqui está o obelisco egípcio do faraó Ramsés II.
GALERIA DA ACADEMIA
Foi mandada construir pelo Duque Pietro Leopoldo em 1784, com a ideia de acolher as obras dos artistas da Academia de Belas Artes, situada mesmo ao lado.
Aqui podemos encontrar O David, de Miguel Ângelo, mas esta não era a sua localização original, pois esteve cerca de 400 anos na Piazza de la Signora. Devido a atos de vandalismo em 1873, mudou-se para a Academia. Trata-se de uma estátua de mármore com 5 metros de altura, que pesa 5 toneladas, realizada entre 1501 e 1504.
No interior podemos encontrar trabalhos de Miguel Ângelo, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Pontormo, Andrea del Sarto, entre outros.
O percurso do audioguia (áudio guia) de Florença continua no próximo ponto.
BASÍLICA DE SAN LORENZO
O audioguia (áudio guia) continua o seu trajeto na Basílica de San Lorenzo. Foi construída no ano de 393 e foi a catedral da cidade durante 300 anos. Em 1419 Filippo Brunelleschi ampliou o edifício. A fachada ainda está inacabada.
Este é o local de sepultamento de numerosos membros da família Medici. Alberga 50 túmulos de diferentes membros da dinastia, distribuídos entre a Antiga Sacristia, a Capela dos Príncipes e a Nova Sacristia, feita por Miguel Ângelo, embora incompleta devido ao cerco de Florença e à fuga do artista, em 1534.
SANTA MARIA NOVELLA
O próximo ponto do audioguia (áudio guia) é a sede principal dos dominicanos em Florença. Começou a ser construída em 1279 e terminou em meados do século XIV.
O campanário de 69 metros era, originalmente, uma torre para controlar os incêndios.
No seu interior encontramos o Claustro Verde, decorado com frescos que fazem alusão ao "Triunfo da Ordem Dominicana".
A criação de perfumes e remédios caseiros à base de ervas era uma atividade realizada pelos monges dominicanos desde os seus primórdios. No século XVI tinha tanto sucesso que Catarina de Medici criou a sua própria fragrância, "Acqua della Regina".
Hoje em dia, a Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella continua a fabricar perfumes, tendo filiais em Nova York, Los Angeles e Tóquio.
PRAÇA DA REPÚBLICA
Desde a Idade Média era o centro comercial da cidade, com diferentes vendedores de rua, e é por isso que se chama de Mercato Vecchio. Vecchio porque em 1865, quando a capital de Itália se mudou para Florença, foram realizadas obras de saneamento no centro histórico devido a problemas de higiene e, como resultado, foi inaugurado em 1874 o Mercato Nuovo.
Dentro da praça, acompanhados pelo audioguia (áudio guia), podemos encontrar a Coluna da Abundância, que simboliza o centro da antiga cidade romana, onde se cruzavam as ruas principais, Cardo e Decumano.
Também aqui está o Arco do Triunfo e a estátua equestre do Rei Vittorio Emmanuele II, que dava nome à praça antes da proclamação da república, em 1947: "Piazza Vittorio". Esta estátua foi mudada no período entre guerras.
CASA-MUSEU DE DANTE
Acompanhados pelo audioguia (áudio guia), encontramo-nos perante este museu, que é dedicado ao autor da Divina Comédia, Dante Alighieri.
No seu interior está exposta a obra do artista, detalhes da sua vida e acontecimentos da época.
Em 1900, o Município de Florença decidiu construir uma casa-museu no mesmo lugar onde se diz ter nascido o poeta.
Não muito longe da sua casa-museu encontra-se a Igreja de Santa Margherita Dei Cerchi, lugar onde Dante, com 9 anos de idade, viu pela primeira vez a sua amada Beatrice, que, como todos sabem, foi a sua grande inspiração para escrever a Vita Nuova.
Os restos mortais de Beatrice estão na igreja onde se conheceram pela primeira vez. Ao lado do seu túmulo há um par de cestos onde os apaixonados deixam as suas mensagens a Beatrice.
MUSEU DELL'OPERA DEL DUOMO
Este museu está localizado mesmo por trás da Catedral de Florença. No seu interior podemos ver algumas das peças originais da própria Catedral, do Batistério e do Campanário. Além disso, há esboços e ferramentas utilizados na construção desses edifícios.
Brunelleschi, Donatello ou Mguel Ângelo trabalharam neste edifício para criar as suas grandes obras, como por exemplo o David.
Destacam-se 3 obras expostas no seu interior:
A Piedade Bandini, de Miguel Ângelo, escultura realizada com a finalidade de ser a sua sepultura em Roma.
Maria Madalena de Donatello.
A Porta do Paraíso, o portão principal do Battistero di San Giovanni. Ghiberti demorou 27 anos para terminá-la.
O próximo ponto do audioguia (áudio guia) é a igreja Santa Croce.
SANTA CROCE
O ponto seguinte do audioguia (áudio guia) convida-nos agora a descobrir a igreja Santa Croce, a maior igreja franciscana do mundo, com 115 metros de altura. Começou a ser construída no local onde se encontrava a pequena capela dedicada a São Francisco de Assis.
A família Quarantesi financiou parte da igreja e o seu escudo ia estar representado na fachada, mas os monges recusaram. Assim sendo, a família deixou de financiar a construção e, até ao século XIX, não foi possível terminar a fachada.
Na decoração interior participaram Bruneleschi, Donatello e Giotto, entre outros.
Conhecido como o Templo das Glórias de Itália, encontram-se no panteão os túmulos de Miguel Ângelo, Galileo Galilei e Maquiavelo.
FONTE DO JAVALI
A estátua que agora encontramos, descrita pelo audioguia (áudio guia) é uma cópia de bronze. A original, em mármore, está na Galeria dos Uffici.
No século XVII, encontrava-se em frente à farmácia do Javali, lugar de encontro de intelectuais.
A tradição florentina diz que, para atrair a fortuna, há que colocar uma moeda na boca do javali e acariciar-lhe o focinho.
Sabe-se que existem várias cópias deste animal espalhadas por todo o mundo: América, França e até mesmo na Austrália.
LOGGIA DEL MERCATO NUOVO OU DEL PORCELLINO
Próxima paragem do nosso audioguia (áudio guia), este pórtico foi construído em meados do século XVI para abrigar o mercado. Originalmente vendiam-se sedas e joias. Atualmente, vendem-se artigos de couro e lembranças da cidade.
Quase no centro da Loggia está a Pedra do Escândalo, onde se expunham os mercadores com dívidas, para os humilhar, baixando-lhes as calças e batendo-lhes repetidamente com a pedra no rabo.
Aqui se reuniam as tropas antes de uma batalha, ao som do sino da "Martinella", e hasteava-se a bandeira. Os antigos florentinos consideravam desonroso atacar um inimigo de surpresa, e por isso avisavam-no com um mês de antecedência, tocando continuamente um famoso sino, chamado Martinella.
PIAZZALE MICHELANGELO
Este miradouro, ao qual podemos aceder com o audioguia (áudio guia), encontra-se na colina Monte alle Croci, construído em 1865, motivado pela renovação urbana que Florença sofria quando se tornou a capital de Itália. A praça em homenagem a este artista tem uma réplica de bronze de David e das 4 estátuas da capela dos Medici de San Lorenzo.
BASÍLICA DE SÃO MINIATO DO MONTE
A lenda conta que no ano 250, durante o mandato do imperador Décio, quando os romanos perseguiam os cristãos, um eremita chamado Miniato chegou a Florença e instalou-se no Monte das Cruzes. Os romanos prenderam-no e decapitaram-no. Ele mesmo pegou na sua cabeça e levou-a ao monte onde foi enterrado.
Esse foi o lugar onde se ergueu a basílica entre 1018 e 1207, tornando Miniato o primeiro mártir da cidade.
Os ossos de São Miniato estão guardados no altar-mor da cripta.
Na fachada vemos uma águia a segurar um fardo de lã, símbolo da Arte de Calimala, uma associação de comerciantes de lã florentinos que financiaram parte da basílica.
No cerco de Florença pelas tropas de Carlos V conta-se que Miguel Ângelo protegeu a torre, cobrindo-a com colchões.
Poderá agora ouvir o próximo áudio do audioguia (áudio guia).
FORTE DEI BERVEDERE
O audioguia (áudio guia) leva-nos ao Forte di Bervedere, também conhecido como Forte de São Jorge. Por ordem da família Medici, Bernardo Buontalenti começa a sua construção no final do século XVI.
O forte está ligado ao Palácio Vecchio pelo Corredor Vasari e ao Palácio Pitti por passagens subterrâneas através dos jardins de Boboli.
No seu interior encontra-se o Palácio de Belvedere, construído em 1570. Dizem que, no seu interior, os Medici guardavam luxuosas posses e, para as proteger, instalaram armadilhas mortais. Hoje em dia é um Museu Cívico Florentino.
BASÍLICA DO SANTO ESPÍRITO
Brunelleschi foi contratado para projetar esta igreja, na qual nos encontramos com o audioguia (áudio guia), em 1444, sobre as ruínas do antigo convento agostiniano incendiado em 1341. Após a morte do artista, os seus seguidores encarregaram-se de terminar a construção, mas a fachada ficou inacabada devido ao complicado projeto de decoração.
Miguel Ângelo foi acolhido neste convento quando tinha 17 anos, e aqui aprenderia anatomia com cadáveres do hospital dos monges. Para agradecer a sua ajuda projetou o Crucifixo de madeira do altar-mor da igreja.
Esta basílica está localizada na área conhecida como Oltrarno, palco da famosa história de amor florentina de Romeu e Julieta: duas famílias em conflito, os Bardi e os Buentolante, e dois jovens que se apaixonam e não põem fronteiras ao seu amor.
Dianora e Ippolito apaixonaram-se à primeira vista e decidiram casar-se em segredo. Num dos seus encontros às escondidas, o jovem é preso e condenado à morte. No dia da execução, Dianora expressa o seu amor por Ippolito para que lhe poupem a vida.
Ao contrário da trágica história de Romeu e Julieta, a destes dois apaixonados florentinos teve um final feliz, as duas famílias aceitaram a sua relação e validaram o seu casamento.
PONTE ALLE GRAZIE
No próximo ponto do audioguia (áudio guia) temos a Ponte alle Grazie, que foi construída em 1227. A sua aparência era muito semelhante à da Ponte Vecchio, com casas de madeira e até mesmo uma ermida chamada Santa Maria della Grazie.
Em 1876, com a construção do elétrico, tiveram que destruir alguns edifícios. Finalmente, em 1944, os nazis destruíram a ponte para impedir que os aliados avançassem.
Após um concurso, a ponte foi reconstruída em 1953, embora com uma forma mais moderna.
MUSEU GALILEO
Este ponto do audioguia (áudio guia) é dedicado ao Museu Galileo, que foi inaugurado em 1930 no Palácio Catellani.
No seu interior exibem-se objetos científicos reunidos pelas dinastias Medici e Lorena entre o século XVI e o século XX.
Destaca-se o telescópio e a lente objetiva que Galileu usou para descobrir os montes lunares e os satélites de Júpiter.
O museu guarda o dedo médio de Galileu, separado do corpo, quando trasladaram os seus restos mortais para a cripta familiar.
PALAZZO MUSEU BARGELLO
O audioguia (áudio guia) leva-nos agora ao Palácio Museu Bargello, que foi construído entre 1255 e 1261. Serviu como residência de alguns funcionários, como o "Podestà", um alcaide-magistrado que deveria ser estrangeiro para garantir a objetividade, o "Capitano del Popolo", que era o fiador das relações entre a velha aristocracia e a nova burguesia, ou do "Capitão de Justiça", chamado Bargello.
Durante aproximadamente 300 anos, a prisão da cidade estava instalada no palácio. Em 1786 foi abolida a pena de morte e todos os instrumentos de tortura foram queimados no pátio.
No torreão encontra-se o sino camado Montanina, que avisava o povo em caso de guerra ou cerco.
Em 1865, o Bargello passou a ser museu nacional. Tem uma coleção de esculturas italianas do século XIV ao século XVI, resultantes, na sua maioria, de doações de personalidades da época. Possui obras de Miguel Ângelo, Donatello, Della Robbia, Verrocchio, entre outros.
IGREJA DE OGNISSANTI
Esta igreja é uma das mais antigas de Florença, data do século XIII. Aqui se sepultaram membros da família Vespucci, entre eles Américo, o explorador florentino que deu nome ao continente.
Um dos membros da família é Simonetta Vespucci, esposa de Marco Vespucci, primo de Américo em segundo grau. Esta mulher é a musa do artista Botticelli. Ele, como muitos outros homens da cidade, apaixonou-se instantaneamente pela menina quando a viu pela primeira vez. Em 1475 foi considerada a mulher mais bela de toda a Florença.
Quando Simonetta tinha 23 anos, ficou doente com tuberculose e em 1470 morre, causando um grande abalo a Botticelli. Viveu toda a sua vida obcecado com a sua beleza e tornou-a protagonista de muitas das suas obras.
Em 1479, o artista termina "O Nascimento de Vénus", a sua maior homenagem a Simonetta e quadro mais representativo da sua carreira. Na sua obra "Vénus e Marte" representa-se a si mesmo e à jovem, como dois deuses apaixonados.
Botticelli nunca chegou a casar, em 1510 faleceu e foi sepultado no mesmo lugar que a sua amada, a Igreja de Ognissanti. De acordo com a sua vontade, passar a eternidade ao lado da sua musa.
O audioguia (áudio guia) prossegue no próximo ponto.
HOSPITAL DOS INOCENTES
A próxima paragem do nosso audioguia (áudio guia), ol Hospital dos Inocentes, está localizado na Piazza della Santissima Annunziata e foi projetado por Brunelleschi. Depois de sua morte, outros artistas se ocuparam de terminar a fachada.
Fazia parte de um programa para melhorar a saúde e a assistência social da cidade.
Este hospital converteu-se num orfanato que recolhia crianças abandonadas. No exterior encontra-se um torno, onde as mães deixavam os seus filhos, tocavam um sino para as freiras e, sem serem vistas, iam embora. Em 1490 colocaram-se nas colunas alguns medalhões com figuras de bebés em fraldas, para que as pessoas identificassem o lugar.
Até 1878, quando o hospital fechou, muitas crianças foram acolhidas.
PIAZZA DELLA LIBERTÁ
A última paragem no trajeto do nosso audioguia (áudio guia), a Piazza della Libertá, foi construída no século XIX, quando se derrubaram as antigas muralhas da cidade. No centro encontra-se o Arco Triunfal de Francesco di Stefano Lorena, comemorando a chegada do Grande Duque da Toscana, em 1739.
Na Idade Média, a área era conhecida como San Galo, e nele havia uma pequena igreja franciscana e um hospital.
Lorenzo de Medici encarregou Giuliano Giamberti de modificar os edifícios que começavam a desmoronar-se. A partir desse momento ficou conhecido como Giuliano da San Gallo.
Desse período, apenas se conserva a Porta San Gallo, erigida em 1285 e guardada por dois leões de pedra. A estrutura tem duas placas, uma em homenagem a Rolandino de Canossa e a outra ao rei Frederico IV da Dinamarca.
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